Como fazer um convite de casamento rústico em casa

Com materiais simples e uma técnica sem muitas dificuldades, você consegue confeccionar um lindo convite para casamento no campo.

Se você pretende se casar em breve e seu casamento vai seguir o tema rústico ou, então, se você confecciona convites artesanais, esta dica é especialmente para você.

No vídeo abaixo, você vai aprender o passo a passo para fazer um convite nesse estilo, com as dicas de Renata Secco, especialista em identidade visual.

Os materiais utilizados são bastante simples e podem ser encontrados em qualquer papelaria. A técnica utilizada também não é difícil, mas será necessário fazer algumas unidades para você pegar o jeito e conseguir um resultado legal.

Esse convite fica muito legal para casamentos no campodurante o dia, pois o papel kraft e a fita de juta ou estopa têm tudo a ver com esse tema. Confira o passo a passo:

Materiais necessários

  • Papel kraft A4 240 gramas
  • Papel vergê A4 180 gramas (para imprimir)
  • Lápis ou lapiseira
  • Boleador ou tampinha de caneta
  • Régua
  • Estilete ou tesoura
  • Cordão de sisal
  • Estopa ou juta
  • Betume
  • Pincel
  • Cola universal ou cola quente
  • Furador de escritório

Passo a passo

Com todos os materiais a postos, prepare sua área de trabalho e siga as instruções abaixo para confeccionar seu convite de casamento rústico.

1. Com auxílio da régua, faça marcações a lápis nos dois lados do papel kraft, sendo 7,1 cm de cima para baixo e 8,5 cm de baixo para cima.

2. Utilizando a régua para unir os pontos horizontalmente, faça dois vincos no papel, um de cada lado, com o boleador ou com a tampinha de caneta.

3. Com os vincos prontos, dobre o papel exatamente sobre eles.

4. Dica: você pode usar um retalho para facilitar a dobradura e evitar manchar o papel com a gordura da pele.

5. Ao terminar de dobrar, seu envelope de papel kraft deverá ficar assim:

6. Faça a arte do convite considerando dimensões de 20 cm x 14 cm e imprima no papel vergê (ou em outro papel de sua preferência). Corte as sobras com tesoura ou estilete.

7. Agora, utilize o furador de escritório para fazer um orifício na tag que leva os nomes dos convidados.

8. Coloque a arte impressa dentro do envelope da seguinte maneira:

9. Corte uma faixa de estopa ou juta de 45 cm x 5 cm, de forma a envolver todo o envelope.

10. Sobre uma folha de rascunho, passe o betume sobre as pontinhas da faixa para dar um ar envelhecido.

11. Passe a faixa ao redor do envelope e posicione um pedaço de papel de rascunho embaixo de uma das extremidades. Passe a cola nessa ponta (o rascunho serve para não manchar o envelope).

12. Junte uma extremidade da fita na outra. Segure firme, retire o rascunho e espere secar.

13. Agora vamos passar o cordão por dentro do furo feito na tag com os nomes dos convidados e em volta do envelope, finalizando com um laço de presente.

14. Centralize a tag e dê o laço no cordão de sisal, cuidando para que todos os elementos fiquem bem no meio do envelope.

15. Por fim, corte o excesso do laço com uma tesoura e pronto!

Para abrir o envelope, basta que seus convidados deslizem o laço de sisal para cima e posicionem a faixa de estopa ou juta um pouquinho mais para baixo, não sendo necessário desmanchar nada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.